Justiça autoriza suspensão de tornozeleira eletrônica no Rio por falta pagamento

justica suspensao tornozeleira rio falta-pagamento
 A 8ª Vara da Fazenda Pública autorizou que a empresa Spacecom, que fornece tornozeleiras eletrônicas e monitora usuários do aparelho para o Rio de Janeiro, suspenda os serviços que presta em todo estado desde 2015 por falta de pagamento. A paralisação já pode será iniciada hoje.

Foto – Agente da Polícia Federal segura tornozeleira eletrônica. O Rio de Janeiro tem mais de 6 mil condenados monitorados pelo aparelho | Agência O GLOBO

Com isso, a Secretaria de Administração Penitenciária – SEAP do Rio não terá mais acesso à localização de condenados que cumprem pena fora da prisão e que são monitorados por tornozeleira, como o ex-governador Luiz Fernando Pesão e os alvos da operação Lava-Jato que usam o aparelho. A Spacecom também não fornecerá novas tornozeleiras solicitadas pelo sistema prisional.

Na decisão desta quarta-feira (4) a qual a coluna teve acesso, a juíza Alessandra Cristina Tufvesson autorizou a suspensão dos serviços sob o argumento de que o Rio de Janeiro não quitou uma dívida de mais de R$ 11 milhões com a empresa. O valor se refere a pagamentos não realizados em dois meses de 2018 e também de julho a dezembro de 2019.

“Desta forma, ausente a comprovação do pagamento do valor reconhecido pelo ente como aquele devido à empresa contratada com base no contrato n°002/2015, entendo autorizada a suspensão da prestação do serviço pela empresa ré até a efetiva comprovação deste pagamento, revogando a tutela liminar”, escreveu Alessandra Cristina.

A nova decisão revoga liminar anteriormente concedida para evitar a suspensão dos serviços, desde que comprovado o pagamento pelo Estado, o que não ocorreu de acordo com a nova decisão. Com a suspensão do serviço, a empresa não deixa de monitorar os presos em regime aberto ou semiaberto, mas para de repassar esses dados ao governo do Rio.

Matéria selecionada por Laryssa Abade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: